Pesquisa esquece nome do candidato do PSOL e pode ser cancelada

Pesquisa esqueceu o candidato do PSOL, Givonaldo Evangelista. (Montagem; Contraprosa)

Uma pesquisa divulgada pelo portal Sertão em Pauta, do jornalista Dhiogo Oliveira, na manhã desta segunda-feira (21), realizada pela Central de Informações Comerciais Eireli – EPP, mais conhecida por DATAFORM, sediada em Aracaju – SE, traz números referentes à disputa eleitoral para a prefeitura de Cícero Dantas-BA. A pesquisa tem tudo para ser questionada porque não traz o nome de um candidato, já inclusive publicado no sistema do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, desde o dia 18 de setembro, que é do candidato do PSOL, Givonaldo Evangelista. Os números, claro, apontam o atual prefeito do município, Ricardo Almeida (PP), dando uma surra de vantagem em Kael Xavier (PSD).

E não se trata de o candidato do PSOL ter aparecido com 0%. Ele nem mesmo foi citado na pesquisa induzida. O levantamento foi feito nos dias 15 e 17 de setembro e foi registrada sob a identificação de BA-00256/2020. Nela, de forma espontânea, os pesquisados escolheram Ricardo Almeida, com 50,32% das intenções de voto, enquanto que Kael Xavier vem com 31,98%.  Já 17,27% não souberam ou não responderam e 0,43% disseram que votariam nulo. Na estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao entrevistado, o atual prefeito também lidera, com 51,39% da preferência e Kael aparece com 32,62%. 10,66% se disseram indecisos e 5,33% afirmou que votaria nulo. Givolnaldo Evangelista foi completamente esquecido.

Não foi divulgado quem contratou a pesquisa, mas as pistas são muitas, porque, na avaliação da rejeição, Kael Xavier lidera disparado, com 47,55%. O prefeito tem apenas medianos 32,62%, além de 12,37% indecisos e 7,46% que escolheram a opção “nulo”. Além disso, há números generosos para a administração atual, com 15,14% de ótima, 34,75% de boa, 18,98% como regular, 13,65% como ruim e 17,48% como péssima. Foram entrevistadas 500 pessoas no município e a pesquisa apresenta um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro altíssima, de 4,34%. Caso o PSOL tenha vontade, ou até o pessoal do PSD, será mais uma pesquisa com arma apontada para o pé de quem contratou.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta