Pesquisa que dava vantagem a Dr. Ricardo era fraudulenta

Pesquisa que favorecia Dr. Ricardo era falsa. Kael venceu primeira disputa jurídica.

Até aqui não há comprovação de quem fez a patacoada, mas a contratação de uma pesquisa em que aparecia Dr. Ricardo disparado na frente de Kael só fez piorar a situação do prefeito de Cícero Dantas. Com a eleição disputada palmo a palmo, é comum atitudes desesperadoras que acabam mais atrapalhando que ajudando a caminhada do candidato. O Partido Social Democrático – PSD – entrou com Mandado de Segurança contra o Instituto França de Pesquisa, alegando que o formato das questões induzem o pesquisado a apenas uma resposta, favorecendo unicamente ao Dr. Ricardo. A peça jurídica foi assinada pelos advogados Vicente de Paula Santos Carvalho e Renata Mendes Mendonça. A sentença foi dada pelo juiz Henrique Gonçalves Trindade, datada nesta segunda-feira (31).

O Mandado de Segurança impetrado pelo PSD de Cícero Dantas também deixa claro que o juiz da 82ª Zona Eleitoral foi omisso na questão, apesar das petições da legenda, porque “deixou de apreciar pedido de liminar, colimando obstar a divulgação de pesquisa tida como fraudulenta.” O juiz relator observa que havia pelo menos duas questões que “sugerem a indução do eleitor à tomada de determinada resposta, algo favorável à atual gestão do Município de Cícero Dantas,”. A questão de nº 7 é de um primoroso exemplo de como nunca se deve fazer uma pergunta séria, veja:

7- Se as eleições fossem disputadas por essas duas chapas, em qual delas o Sr(a) votaria?

1- Dr Ricardo Prefeito e Jaquinho Vice;

2- CONTRA Kael Prefeito e Nininho de Nedito como Vice;

3- NH/BR/Nulo;

4- NS/Indeciso. (g.n.)

Além de comprovar que a pesquisa era fraudulenta, o Dr. Henrique Trindade ainda pede a retirada da divulgação em todos os veículos de comunicação, sob pena de multa diária de 2 mil reais. A pesquisa, feita claramente para ajudar o prefeito, acabou provocando efeito contrário e colocando dúvidas sobre os institutos de pesquisa. Não só mancha a imagem do administrador de Cícero Dantas como dificulta ao eleitor saber quem lidera o jogo no momento. Cabe informar que, na última pesquisa feita pelo portal Bahia Notícias, não houve nenhum senão e comprovou aquilo que todos sabem: a disputa em Cícero Dantas não tem favorito. Depois da Patacoada do Instituto França de Pesquisa, não faltarão motivos para Kael usar o fato contra seu principal opositor. Só lamentamos que não houve punição para quem contratou e para quem realizou a pesquisa.  

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta