Poucas & Boas 123
Lula salvo
Jair Messias Bolsonaro e seus seguidores já podem comemorar uma sequência de fracassos. O governo do Capitão foi um desastre, assim como a tentativa de reeleição. Pior, tentou dar um golpe e fracassaram redondamente. Agora vão deslegitimar a marca de nacionalistas ao conspirar para que Trump baixe taxas ridículas contra a economia brasileira. Empresários que gastaram grana para manter os Bolsonaro na crista da onda política estão de malas prontas para apoiarem a reeleição de Lula. A genialidade de Bolsonaro não tem limites, quando se trata de dar tiro no próprio pé.
Vardo caiu
Vardo de Teresa, figura popular do povoado Tijuco, recitou o poema de Drummond sem saber. Tinha uma pedra, sim, no meio do caminho. No meio do caminho tinha um paralelepípedo. Consequências do desvio criado para fugir do lameiro da BA 393. Estava em sua bis e a roda não venceu a pedra. Vardo e bis no chão, um corte na perna e outro na barriga. Alguns pontos e vida que segue. O prejuízo a GL Empreendimentos, a Prefeitura Municipal de Heliópolis ou o Governo do Estado não vão pagar. Alguma novidade nisso?
Bendó sem água
Parece notícia requentada, só que não. Mais uma vez a localidade do Bendó, município de Heliópolis, está sem água potável. Falam que mais uma vez a bomba está com defeito. Já são 15 dias, mas os corpos estavam voltados para a grande Festa de São Pedro em Heliópolis. Todos só pensavam em comer água e não beber. Agora, com a ressaca, pode ser que a água volte a ser bebida. É incrível o quanto as coisas necessárias, fundamentais e importantes para a qualidade de vida são maltratadas por aqui.
Guerra da Ucrânia
A Rússia infeste na desinformação. A mídia financiada pelo governo russo aproveita a terra sem lei que é a Internet naquele país para espalhar notícias falsas sobre a Ucrânia. Os russos perdem a guerra, mas ganham no espalhar desinformação. Quem não conhece as manias, acaba por acreditar que Zelensky, presidente da Ucrânia, está impopular e há uma revolta no país para tirá-lo do poder. Tudo mentira! O problema é que há muita gente desinformada e outras que não checam a veracidade da notícia. Zelensky tem uma aprovação de 70% do seu governo, mais que o percentual de sua eleição. A Rússia espera vencer a guerra com mentiras.
São Pedro de Heliópolis I

Muitas reclamações sobre a Festa de São Pedro em Heliópolis neste 2025. Os vendedores se queixam dos 600 reais de taxa para ambulantes. Os barraqueiros estão irados até agora com a taxa de 1.500. Também falam da desorganização do evento, uma continuação da mesma desorganização das festas juninas nos povoados. Mas, na prestação de contas, os mais de 2 milhões gastos estão perfeitos no papel. O TCM e o Ministério Público não verão desorganização nenhuma.
São Pedro de Heliópolis II
É curioso dizer que a apresentação com maior público é um cantor de sofrência. Forró? O que é isso? Unha Pintada lotou a Praça de Eventos em Heliópolis, mesmo sendo um show fora de época. Quem também brilhou com grande público foi Solange Almeida, com apresentação destacada. Chambinho, destaque em outros tempos, tocou num trio elétrico na Alvorada e a química não foi perfeita. Taty Girl chegou atrasada e fez um show mais rápido que namorado desmamado. Mas o público elegeu Cavalo de Pau como destaque do São Pedro de 2025. A banda botou prá lá no forró das antigas.
São Pedro de Heliópolis III

É hora de fazer uma reestruturação total na Festa de São Pedro de Heliópolis. É preciso determinar o que a festa é. É junina? É carnaval? É festival? É tranqueira? O público está caindo fora. Este ano a desculpa foi o frio, mas já tivemos São Pedro debaixo de muito chuva e o público nunca desanimou. O problema é que o modelo cansa porque não tem por objetivo enriquecer a cultura, mas enriquecer alguns. A fórmula repetida e desgastante já não atrai mais boa parte do público. E não vai resolver com Oh Polêmico. Está na hora da mudança!
Rapidíssimas
1 – Érica Anjos está bombando com suas análises sobre as obras prometidas e inacabadas ou nem mesmo iniciadas em nossa região. É verdadeiramente um Tira-Teima.
2 – Justiça de Cícero Dantas precisa urgentemente de uma remodelagem ou sacudidela. Há muita bagunça com os processos. Uns andam rápidos demais; outros estão esquecidos nos átrios do palácio esquecido.
3 – Landisvalth Lima lançará ainda este ano um livro, mas ainda não sabe qual. Pode ser Cariri Sangrento II ou A Divina Comédia Brasileira. O que terminar primeiro.
4 – Os processos judiciais das eleições em Heliópolis estão dormindo. Não se entende qual a dificuldade em julgar algo tão simples. Parece que a Justiça Eleitoral está abarrotada de pelejas.
5 – Anotem aí. Se Mendonça perder seus vereadores na Câmara Municipal de Heliópolis, a vice, Simone, pode assumir a cadeira de prefeita bem antes do que imagina.