Poucas & Boas: As duas chapas de Sítio do Quinto e a vereadora com Covid-19

Vereadora com Covid-19

Vereadora Maria da Conceição está com Covid-19 e passa bem (foto: Divulgação)

A vereadora Maria da Conceição, conhecida por Maria de Renilson, mãe do candidato a prefeito de Heliópolis Thiago Andrade, descobriu que está com Covid-19. Todos os vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Heliópolis foram testados e somente Maria da Conceição deu positivo. Mas o vírus parece que não vai se dar bem com ela pois não tem sintoma algum. Segundo ela mesma disse me vídeo, o ruim é o distanciamento da família. Desde a última segunda-feira (14), a vereadora está isolada e deve voltar ao batente dia 28, bem no início da campanha. Maria da Conceição está na luta para renovar o seu mandato.

Pantanal em chamas

Governo federal faz de conta que não sabe o que acontece no Pantanal (foto: Agência Brasil)

Ambientalistas de norte a sul do país chamam atenção para uma tragédia que pode matar cerca de 20% da fauna do Pantanal Mato-grossense e devastar uma região que já é superior a todo o estado de Sergipe. As queimadas na região centro-oeste do país é uma realidade duas vezes maior que qualquer época em que já se poderia dizer um absurdo. Pior, o governo brasileiro insiste em dizer que é fake news. Consequência: o Brasil virou um pária universal ambientalista. O acordo do Mercosul com a União Europeia não vai sair e aqueles recursos que recebíamos dos países europeus foram cortados. Jair Bolsonaro não está nem aí. Nem mesmo o dinheiro do Orçamento o ministério do meio ambiente se preocupa. Apenas 1% foi gasto até aqui. Como bem diz Josias de Souza, Bolsonaro não é um antiambientalista ou conservador. Bolsonaro é arcaico. Vou além, é um primata.

Escândalo escandaloso

Reportagem da Crusoé envolvendo o ministros Dias Toffoli mostra o nível da corrupção endêmica. (Print: Contraprosa)

A revista Crusoé trouxe, na edição da semana passada, uma reportagem com um depoimento de Marcelo Odebrecht que mostra o nosso grau de indignação diante da corrupção que devora as nossa contas públicas e coloca em cheque a credibilidade das nossas instituições. O amigo do amigo do meu pai, o Antônio Dias Toffoli, está envolvido até o pescoço na história e ele era, até a semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal. Em qualquer nação do mundo civilizado, tal escândalo daria uma crise sem precedentes. Aqui, não. Se fosse a notícia do desvio de verba da merenda escolar, promovido por algum prefeito, daria mais ibope. Ou as pessoas não estão muito convictas do papel de um STF ou a corrupção por aqui está virando noticinha de quinta categoria. Se você não tem estômago para suportar sujeira pública, não leia. É podridão pura!

Eleição antecipada

Circulam nas redes sociais duas convocações para visitas aos povoados de Farmácia e Tijuco, em Heliópolis. Numa delas há até o local do encontro: o Calçadão da antiga Festa de São Pedro, na chamada rua das Pedrinhas. Numa das chamadas tem até o símbolo do PL e o número 22 estampados, convidando para um “piseiro” no povoado Viuveira. Claro que o setor jurídico do candidato Thiago Andrade vai tomar as providências. Isto porque, até aqui, nenhuma nota pública foi divulgada pelo candidato José Mendonça, alegando alguma falsificação. Mesmo sabendo ser propaganda de eleição antecipada, o PL ainda não tomou providências? Isto nos leva a crer que, ou Mendonça está desesperado, impedido de raciocinar, ou seus assessores estão fazendo com que ele perca os poucos cabelos que ainda restam na cabeça.

Os candidatos de Sítio do Quinto

As duas chapas que concorrem às eleições deste ano em Sítio do Quinto já aparecem no portal de divulgação de candidaturas do TSE e estão aguardando aprovação. Pela oposição, lideram a chapa do PSB – Itinho do Planalto, prefeito – e Carlé do Sindicato, vice. São candidatos a vereador 12 nomes: ALISSON NETO DE ZÉ DE EURICO, CRISTINA DA CASCALHEIRA, GETÚLIO DA CASCALHEIRA, EDILEIDE DE JOÃO JOSÉ, BADO, IVAN DE PEDRO AMÂNCIO, KATIUÇA, MARIA LETÍCIA, MARTA DE MAGALHÃES, MOISÉS, NI DO PLANALTO, RODRIGO DE GILSON. Em Sítio do Quinto a chapa governista é liderado pelo atual prefeito Jair do Correio, tendo como vice Gelson da Jiboia, ambos do PSD. A chapa legislativa tem um total de 13 candidatos: ANCELMO DO RASINHO, ANDERSON DO ENFERMEIRO, GIL CRUZ, HELIO DE IRANEIDE, LUISA GATO, MORGANA NANÁ, MOTA DA FAROFA, NEIDE AGENTE DE SAUDE, OROONES, REINAN, RENATINHO, ZE MIRANDA, ZÉ MIÚDO.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta