Poucas & Boas: Esperança, mentiras nojentas e números confusos

Diga-me com quem andas…

Para quem acha que a vida de opositor a governo é difícil, vejam como andam os apoiadores de Bolsonaro: 1 – Vários deputados bolsonaristas foram barrados na porta do Palácio da Alvorada no exato momento em que o presidente recebia o cantor de axé e seu apoiador Netinho; 2 – O deputado Otoni de Paula perdeu a vice-liderança do governo na Câmara após xingar Alexandre de Moraes. Ao invés de receber apoio, o deputado acabou sendo chutado da função pelo ministro Luiz Eduardo Ramos; 3 – A deputada Bia Kicis (PSL), defensora suicida do presidente, perdeu também a vice-liderança do governo no Congresso depois do voto contrário à PEC do Fundeb, e ainda teve que engolir críticas públicas do próprio presidente; 4 – A deputada Alê Silva (PSL), dando demonstração de insatisfação com Bolsonaro, escreveu no Twitter: “Dominaram um leão e o transformaram num gatinho”; 5 – O deputado José Medeiros (Podemos), que fez campanha para Bolsonaro em 2018, comprando briga com o senador Álvaro Dias, não conseguiu o apoio do presidente para a eleição suplementar ao Senado no Mato Grosso. O portal O Antagonista fez o relato destas insatisfações e ainda lembrou que não há ninguém do Centrão reclamando de Bolsonaro.

O Sorria velho de guerra

Aviso divulgado pela Prefeitura de Fátima hoje. Como aconteceu a contaminação? (imagem: Ascom PMF)

Que a eleição em Fátima tem um favorito, isso todos já sabem. Binho de Alfredo está na dianteira, mas longe de ter garantida a cadeira de prefeito. E não é só o tempo o fator de risco. Há outros senões na trajetória, inclusive o jogo baixo. Se aproveitando da desinformação geral da república, como fazem todos os políticos populistas e profissionais, Sorria, ou seguidores do mesmo naipe, flerta com a mentira. Há um vídeo nas redes sociais, por exemplo, que associa o aumento do número de casos da Covid-19 em Fátima, incluindo aí três mortes, com a carreata feita pelos apoiadores de Binho, no 

Fabiano Gama (acima) e Gabriel Oliveira (abaixo) esperança política futura (foto: Instagram)

dia do maior número de adesões recebidas pelo candidato do PT. O vídeo é uma cafajestada irresponsável e nojenta. Além de não apresentar um argumento plausível, denigre o Binho de Alfredo. Curioso é que Sorria não participou da carreata e pegou Covid-19. Do mesmo jeito, poderia Binho de Alfredo, se irresponsável fosse, dizer que os contaminados que trabalham na prefeitura, anunciados em nota pública, tiveram como vetor o próprio prefeito. Está claro que o velho Sorria de guerra não vai entregar a prefeitura de forma republicana e civilizada.

Live da esperança

O nosso amigo Fabiano Gama, pré-candidato a vereador, fez um bate papo ao vivo com o pré-candidato a vereador de Poço Verde, Gabriel Oliveira. Ambos são jovens e querem um espaço no legislativo em suas respectivas cidades. Acima de tudo, representam a esperança de uma boa política do futuro. Estão focados nas necessidades básicas e urgentes do povo e querem ser os representantes de uma nova mentalidade política. Na live que fizeram nesta terça-feira (27) pelo Instagram, trataram de vários assuntos e fizeram o papel de entrevistador e entrevistado. Se conseguirem não se deixarem contaminar pela vaidade e pelo egoísmo, marcas registradas de muitos políticos da nossa região, serão sim a nova cara da futura política da deste rincão. Que os bons ventos os tragam.

Números estão confusos

Os dois mortos por Covid-19 de Fátima que não aparecem nos boletins da Sesab (imagem: SMS/PMF)

Alguém tem que começar a fazer algo para corrigir os números sobre contaminados e mortos por Covid-19 em nossa região. Várias prefeituras divulgam números e não batem com os da Sesab. E não se trata de algo de um dia para outro. Em Fátima, desde o dia 23 de julho, há o registro de 2 mortos que ainda não aparecem no boletim epidemiológico da Bahia. Os 8 mortos de Poço Verde, embora tenham demorado, já foram contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, onde aparece também 210 casos. Em Heliópolis, os contaminados estão a mais na Sesab. A prefeitura informava que 20 contraíram Covid-19, até dia 26 de julho, e a secretaria de saúde do estado falava em 22. Ontem ocorreram mais 6 casos. Agora serão 26 ou 28? Isto gera uma imensa dúvida e dá margem a notícias falsas. Ter informação exata é fundamental em época de pânico. Isto não é uma opinião, é um fato.

Os casos das mortes por Covid-19 em Poço Verde já foram oficializados pela SES. (Imagem: SES/SE)

O falso ódio

Há eleitores que têm na ponta da língua a desculpa para votar num determinado candidato. Muitos de fato cumprem o que falam. E se não fizerem, são eleitores e podem mudar de ideia a hora que desejarem. Não é o mesmo caso dos políticos. Em nossa região, vereadores, prefeitos, deputados e cabos eleitorais enforcavam microfones bradando “não faço política, não voto e nem peço voto no partido ou lado político onde estiver” fulano de tal. Como a política é dinâmica, ou melhor, vergonha é para poucos, hoje é possível ver o antigo ódio ao lado do novo amigo. Não só pede voto como elogia seus feitos heroicos do passado. O problema é que não convidaram o eleitor para tomar a decisão juntos.    

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta