Poucas & Boas: Praça Honorina Alves, BB de Jeremoabo e Gerson de Nilson

Covid-19 fez 8 vítimas em Poço Verde

Covid-19 ainda sem controle em Poço Verde-SE (imagem: SMS)

O município de Poço Verde está sendo muito maltratado pela Covid-19. Já são 124 casos, com 8 óbitos, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (15) pela secretaria municipal de saúde do município. Apesar disso, foram contabilizadas 92 pessoas recuperadas e 428 pessoas tiveram alta do monitoramento. Ainda há 24 pessoas com a doença, 20 em confinamento e 4 internados. Ao todo são 183 pessoas em monitoramento atualmente. Os números indicam que a doença ainda persiste no município e não há perspectiva de relaxamento do distanciamento social.

Fátima recebe equipamentos hospitalares

O portal Cícero Dantas Acontece noticiou que o município de Fátima recebeu novos Equipamentos Hospitalares esta semana, que reforçarão ainda mais a estrutura da Maternidade Maria Jovita Nascimento. A obra já foi 90% finalizada e a sala de estabilização foi montada neste último final de semana para atender a população. Estão disponíveis Monitor multiparâmetros, oxímetros digitais, aspirador de secreções, laringoscópio completo, ambu adulto e infantil, bomba infusora, carrinho de emergência. A secretaria de Saúde ainda aguarda a chegada de outros equipamentos e insumos que já estão em fase de entrega. No entanto, a preocupação está no aumento da procura de pacientes com sintomas característicos da Covid-19.

Asfaltamento até o Alto de Santo Antônio

O Blogue do Joilson Costa divulgou que, na quarta-feira, 15 de julho 2020, o prefeito Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, em reunião na SEINFRA, em Salvador, apresentou o projeto de asfaltamento da BR-110 ao Alto Santo Antônio. A obra foi aprovada pela Secretaria Estadual e vai para processo de licitação para ser executada dentro em breve. O investimento custará em torno de um milhão de reais. Ricardo Maia agradeceu mais uma vez ao Governador Rui Costa e ao Senador Otto Alencar por sempre estarem aberto para melhorias no município. “Uma conquista que é um sonho antigo dos moradores do Alto Santo Antônio e que vai impulsionar o desenvolvimento da comunidade”, disse o Prefeito.

Covid-19 fecha banco em Jeremoabo

O portal Jeremoabo.com noticiou que o Banco do Brasil, agência de Jeremoabo-BA, suspendeu atendimento ao público após confirmação do primeiro caso de funcionário da agência contaminado pela Covid-19. O teste positivo foi confirmado dia 13 de julho. A medida foi tomada imediatamente para proteção do corpo de funcionários e clientes. Todos os funcionários foram testados e aguardam resultados dos exames. Também foi feita a desinfecção do ambiente. A sala de autoatendimento ainda se encontra parcialmente em funcionamento. Os bancários são também profissionais que correm alto risco de contaminação.

Reforço para Thiago Andrade

Ex-vereador Gerson de Nilson (foto: Instagram)

Após o anúncio da esposa de Zé do Sertão, a ex-vereadora Naudinha, como vice do candidato do PL, José Mendonça, Thiago Andrade passou a receber vários apoios de famílias que esperavam a confirmação do vice para decidir em que lado votariam. Um dos significativos apoios recebido pela chapa Thiago Andrade/Ronaldo Santana foi o do ex-vereador Gerson Rodrigues Santana, conhecido como Gerson de Nilson do Riacho. Ainda não se sabe se a decisão de Gerson incluiu toda a família, inclusive se o irmão, Ednalvo de Nilson, que também já foi vereador por dois mandatos, está na lista de apoio. Fato é que nunca a família se dividiu e, antes de anunciar o apoio, Gerson comunicou ao pai. O grupo governista entrou em festa e recebeu o ex-vereador com a certeza da vitória estampada no peito.

Praça do João Grande

Praça do João Grande (imagem: PMH)

O povoado de João Grande, do município de Heliópolis, já está com sua praça completa. Ainda não foi inaugurada pelo prefeito Ildinho, mas um rapaz, por entusiasmo ou pirraça, montou num cavalo e saiu desfilando entre os canteiros. Os moradores não gostaram e uma pessoa fez a filmagem do flagrante e enviou para as redes sociais pedindo providências. Segundo informações, trata-se de um adversário político do prefeito. Se for verdade, não dá para entender. Como alguém pode ficar zangado ou zombar de uma obra que foi feita para beneficiar uma comunidade, e paga com recursos públicos? As paixões políticas permitem que muitos não consigam separar aquilo que é disputa eleitoral e os investimentos públicos. Confundem o pessoal e o público, o particular e a república.

Reforma da praça Honorina Alves

A Prefeitura Municipal de Heliópolis iniciou hoje, 16 de julho, as obras de reforma da Praça Honorina Alves, antiga 15 de Novembro, conhecido como Praça da Rodoviária. Construída na administração do prefeito Aroaldo Barbosa, o local nunca mais foi reformado e dava certo desânimo nas pessoas, já que é ponto de embarque de estudantes e moradores da zona rural do município. A obra só foi possível porque não foi realizado o tradicional São Pedro de Heliópolis. O prefeito Ildinho aproveitou a sobra dos recursos para realizar a obra prometida. Os detalhes do novo formato da praça não foram divulgados, já que a planta anterior foi toda alterada e ainda não foi disponibilizada para a imprensa, mas o encarregado Steven Carvalho confirmou que haverá Praça de Alimentação e alguns quiosques. A rodoviária será demolida e, infelizmente, as árvores também.

Reforma da Praça Honorina Alves, mais uma promessa cumprida da administração Ildefonso Fonseca (foto: Contraprosa)

Sobre a derrubada das árvores, que demoraram dezenas de anos para chegar ao porte de hoje, a prefeitura lamenta, mas não havia alternativa. Isto porque aquele tipo não é o adequado para praças porque suas raízes brotam do chão e quebram o pavimento, por mais resistente que possa ser. No lugar vão plantar novas árvores. Falam em Palmeiras, que dão uma beleza inconfundível a qualquer praça de lazer. Infelizmente, as prefeituras não têm as ferramentas adequadas para a remoção de árvores, sem precisar derrubá-las. Daí, todas as vezes que precisam construir ou reformar praças, as árvores são sacrificadas. Todos lamentaram os cortes, mas sabem que foi um mal necessário. Agora, a população está ansiosa para a obra findar e o prefeito fechar, com chave de ouro, seus oito anos de administração.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta