Poucas & Boas: Um verdadeiro mar de Convenções!

Pesquisa de Adustina suspensa

Mais uma pesquisa eleitoral foi suspensa, e mais uma do Instituto França de Pesquisa e Assessoria. O PC do B entrou com Representação na 52ª Zona Eleitoral de Paripiranga e o juiz André Andrade Vieira. O magistrado, em sua decisão, encontrou incoerências irremediáveis. Uma delas se trata da existência de duas formas de pesquisa, tanto residencial como telefônica. As outras alegações apenas apimentam este primeira. Certo é que o instituto tem apenas 24 horas para suspender a divulgação, sob pena de pagar 20 mil reais de multa. Apesar de exigir rapidez na suspensão, o juiz demorou cinco dias para resolver o problema. A data da representação foi dia 5 de setembro e o resultado saiu hoje, dia 10. Pelo jeito, as pesquisas estão varridas dos nossos pleitos municipais. Os institutos ou cometem erros grosseiros, como o caso do IFP, ou, mesmo com pesquisas impecáveis como as do IPESE, sempre vão arranjar um jeito de anular.

Podemos em Araci

Edivaldinho (Podemos), filho de Nenca, vai disputar prefeitura de Araci com o PT (foto: Divulgação)

O Podemos, o Partido dos Trabalhadores e o PROS formaram coligação na cidade de Araci e lançaram o filho da ex-prefeita Nenca como candidato a prefeito. Edivaldinho terá como sua vice Celinha – do PT. A convenção ocorreu na Câmara Municipal de Araci na última segunda-feira, 7 de setembro. A coligação recebeu o nome de “Renova Araci”. Edivaldinho é mais um típico caso comum na política brasileira: os grupos políticos, na verdade, são redutos familiares. A suposta renovação sempre ocorre com membros da própria família.   

Ultrassonografia em Heliópolis

Uma boa notícia para Heliópolis. A Unidade Mista de Saúde, que o povo conhece por Hospital de Heliópolis, foi contemplada com mais um importante benefício no setor de saúde local. Haverá, a partir de setembro agora, atendimento médico com exames de ultrassonografia. Depois do atendimento 24 horas nos finais de semana, agora será possível fazer desde uma abdominal total até ultrassonografia da Próstata. O prefeito Ildinho vai concluindo seus 8 anos de mandato com mérito. É verdade que ainda há muito para se fazer, mas se todos os próximos prefeitos realizarem o seu melhor possível, deixando de lado a vaidade, o centralismo, a ambição e a incompetência, seremos um município com serviço público de excelência nos próximos 20 anos.

Progressistas em Cícero Dantas

O prefeito de Cícero Dantas, Dr. Ricardo (Progressistas) fez a Convenção de sua legenda no último final de semana. A produção do evento foi caprichadíssima e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. Dr. Ricardo terá como companheiro de chapa o vereador Jakson Almeida, o Jaquinho, do PDT. O adversário mais forte que vai disputar a cadeira de prefeito é Kael Xavier, do PSD. A notícia boa para o prefeito Ricardo Almeida é que o PT, que fez convenção dia 5 de agosto, manifestou apoio aos Progressistas. Cícero Dantas dividirá atenções com Poço Verde-SE, como eleições mais disputadas e imprevisíveis.

Covid-19 em Ribeira do Pombal

Segundo o Blog do Joilson Costa, Ribeira do Pombal (BA) atingiu nesta quarta-feira, 9 de setembro 2020, o 14º óbito decorrente da Covid-19. A Secretaria de Saúde da cidade informou que a vítima foi uma idosa de 61 anos, que estava internada no Hospital Geral Santa Tereza (HGST), vítima de outras comorbidades. A paciente passou por exame do tipo RT/PCR e o resultado foi positivo para a Covid-19. O falecimento ocorrei no dia 8 de agosto. No último Boletim, Ribeira do Pombal chegava a 691 casos, com 69 pessoas em monitoramento familiar.

Convenções de Binho e Nego

Os dois “Negos” firmes na disputa (foto: Instagram)

O PT, PDT, PSD, Progressistas e o PSC farão convenção neste sábado, em Fátima, para confirmação de Binho de Alfredo e Gilvan de Pedro de Dé como candidatos da oposição. A convenção será restrita aos filiados e pré candidatos, mas será gravada e transmitida nas redes no sábado à noite. Já O PSB fará Convenção apenas dia 16 de setembro, na Escola Municipal Maria Ifigênia, antigo Floriano Peixoto. O PSB deve indicar Nego de Pretinho e Nego de Orlando para formar a chapa governista que vai enfrentar Binho de Alfredo. O maior cabo eleitoral, claro, é o prefeito Manoel Missias Vieira, o Sorria.

Convenção de Thiago e Mendonça

Convocação do PL de Heliópolis (Imagem: Instagram)

Os presidentes do partidos PSD, PDT e PSB do município de Heliópolis-Ba confirmaram que farão a escolha dos futuros candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores do município, na Convenção Conjunta no sábado, 12 de setembro de 2020, na Creche Municipal Maria Lícia de Andrade, na Rua Mangabeira, das 9:00 às 13:00 horas. Os partidos pedem o uso de máscara a todos os filiados e presença de, no máximo, 100 pessoas no local. Thiago Andrade (PSD) e Ronaldo Santana (PDT) devem ser confirmados como candidatos do grupo liderado pelo prefeito Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho. Já a oposição fará convenção um dia antes, no Colégio Estadual José Dantas de Souza, com transmissão pela Internet. Estão confirmados José Mendonça Dantas (PL) na cabeça de chapa, e a ex-vereadora Naudinha (MDB) na vice. Eles contam com o apoio ainda do Progressistas, PC do B, PT e Democracia Cristã.

Convenções em Poço Verde

As convenções no município de Poço Verde-SE devem ocorrer neste final de semana. Só obtivemos confirmação da convenção do PSC/PT, com a indicações certas de Roberto Barracão (PSC, prefeito) – e Aires Nascimento (PT, vice-prefeita), que será realizada no domingo, dia 13 de setembro. O PSB deve indicar Edna de Toinho de Dorinha (PSB) como candidata a prefeita e Adauto para vice. O prefeito Iggor Oliveira ainda não anunciou seu vice. Fontes revelam que o nome a ser escolhido na Convenção do PSD pode ser do ex-vereador Jaci de Silvino, do povoado São José. Vamos aguardar.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta