PROERD forma mais uma turma em Heliópolis

Os alunos receberam seus certificados de conclusão do curso do Proerd (foto: Landisvalth Lima)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd – que tem por base desenvolver um esforço cooperativo entre Polícia Militar do Estado da Bahia, a escola e a família, prepara crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na trajetória de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, os instrutores, policiais militares sob a supervisão do soldado Lage, fornecem aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Na manhã desta sexta-feira (09), na Creche Municipal Maria Lícia Andrade, em Heliópolis, o Proerd formou mais uma turma.

O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Subcomandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, localizada em Cipó,  Capitão Giliam Costa da Silva, o Assessor do Prefeito Municipal de Heliópolis – Fabinho do Bar, os vereadores Ronaldo Santana, Giomar Evangelista e Maria da Conceição; o Secretário Municipal de Educação, professor Dênis Correia, além de policiais, diretores de escola, professores e demais servidores públicos. Ao longo da solenidade, o personagem símbolo do Proerd, o Leo, foi convidado a dançar para todos. Alunos do 5º ano fizeram redação sobre o tema “Resistência às drogas e à violência”. As quatro melhores foram premiadas.

Além disso, alunas da Escola Castro Alves fizeram um espetáculo dançante e musical tendo como pano de fundo os males causados pelas drogas. Depois do uso da palavra pelas autoridades, inclusive com um discurso contundente do subcomandante sobre a necessidade de educarmos as crianças hoje para termos uma sociedade mais justa amanhã, os policiais instrutores cantaram a canção do Proerd, com o auxílio luxuoso de um coral de mulheres. Por fim, fizeram um sorteio para entrega de prêmios e encerraram o evento com os agradecimentos do Soldado Lage e um lanche para alunos, pais e autoridades.

Para ver fotos do evento, dê um clique A Q U I.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta