Professor de Fátima tem projeto educacional no portal da BNCC do MEC

O nome dele é professor Augusto. O nome oficial, que ele está tentando mudar na Justiça, é José Souza dos Santos, mas o talento para ensinar e criar projetos que incentivem a garotada a aprender é um só. Professor Augusto é natural da cidade de Fátima e ensina na Escola Municipal Maria Dias Trindade, no município de Paripiranga-Ba. Seu projeto está lá na página do MEC como exemplo sobre implementação de práticas educacionais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O projeto tem por título “Linguagem e Ciência: vamos conversar?”, sugerido às turmas do 9º ano, como proposta de letramento e saúde. O programa foi acatado em 2018, mas só agora o professor ficou sabendo, graças a uma colega.
O objetivo do professor Augusto (José Souza dos Santos) é permitir aos alunos a oportunidade de trabalhar com gêneros textuais, principalmente o infográfico. Sua motivação veio dos diversos problemas de natureza emocional, observados na escola e na comunidade, e relatados por alunos e professores que vivenciam essa realidade cotidianamente. Além da seleção no portal do MEC, o professor Augusto foi premiado duas vezes, em 2017 como Destaque Estadual pelo Prêmio Professores do Brasil, e em 2019 com a menção honrosa pelo Prêmio Criativos da Escola. Além disso, em 2019, recebeu o Prêmio Educador inovador pelo site Porvir e IBFE- Instituto Brasileiro de formação de Educadores.
Não há dúvidas de que temos professores talentosos. Só precisamos que os poderes acatem as boas ideias. Para aumentar os nossos problemas educacionais, o prêmio Professores do Brasil não foi realizado desde que assumiu o atual presidente. Este ano, aí por conta da pandemia, vários concursos e prêmios que selecionam projetos pedagógicos foram cancelados. O Brasil vive um apagão na educação, mas professores como Augusto funcionam como combustíveis de esperança para que nossa educação pública volte ao estágio de inovadora, progressista e de excelência.
Veja o passo a passo do projeto em vídeo:
Para ver o projeto no portal do MEC, CLIQUE AQUI.