Internacional

Putin cairá se Guerra na Ucrânia terminar?

Muitos especialistas apontam que Vladimir Putin vincula sua permanência no poder à continuidade da guerra e ao controle da narrativa sobre ela. O fim da guerra, então, poderia ser visto como ameaça ao mandato de Putin.

Todos sabemos que a guerra é apresentada ao público russo como uma luta existencial contra o Ocidente. Encerrá-la sem conquistas claras poderia ser interpretado como derrota, minando sua imagem de líder forte. Putin usa o conflito para justificar medidas autoritárias, como repressão a opositores e maior controle da mídia. O fim da guerra reduziria esse argumento de “emergência nacional”.

Além disso, uma paz percebida como desfavorável poderia abrir espaço para críticas internas, inclusive dentro das elites políticas e militares. Por outro lado, o Kremlin insiste que qualquer acordo deve reconhecer ganhos territoriais da Rússia. Sem isso, Putin poderia ser visto como tendo falhado em seus objetivos.

Portanto, a maioria dos críticos da Guerra da Ucrânia descrevem o comportamento de Putin como temor de que uma paz sem vitória clara enfraqueça seu poder. Isso ajuda a explicar sua postura rígida nas negociações: ele não pode se dar ao luxo de parecer derrotado, porque isso poderia corroer a base de sustentação de seu regime.

O comportamento da Rússia diante das propostas de paz para a Guerra da Ucrânia pode ser caracterizado como intransigente e seletivo, aceitando apenas pontos que favorecem seus interesses estratégicos e rejeitando contrapropostas que limitem suas exigências territoriais e políticas. A Rússia age de forma inflexível e calculada, buscando transformar propostas de paz em instrumentos de legitimação de sua posição, em vez de caminhos reais para encerrar o conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *