Rapaz vindo de São Paulo para Adustina está com Covid-19

Ainda não foi divulgado pela Sesab, mas notícias vindas de Adustina dão conta de que o paciente com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus deu positivo para o Covid-19. O paciente é do sexo masculino, com 26 anos, e foi transferido para Salvador na quarta-feira, 01 de abril de 2020. Um avião UTI do Governo do Estado transportou o paciente do aeroporto de Cipó até Salvador, onde foi hospitalizado no Couto Maia. O rapaz veio de São Paulo e começou a sentir os sintomas dia 28 de março, tendo o seu quadro se agravado nos dias seguintes. Áudios espalhados pelas redes sociais convocavam pessoas para uma fala ao vivo (Live) do prefeito de Adustina, Paulo Sérgio, no Instagram, para dar maiores detalhes sobre o caso, mas até às 15:30 o evento ainda não tinha acontecido.
Caso a notícia se confirme, este é o 1º caso positivo de Adustina para o Covid-19, depois de surgirem três suspeitos e um negativo. Será o terceiro positivo da região Nordeste da Bahia, já que o município de Nova Soure tem confirmado dois casos. Agora, o trabalho da Secretaria Municipal de Adustina será intenso e as medidas de isolamento devem aumentar. O rapaz supostamente contaminado teve contato com vários amigos e parentes sem entrar em quarentena. Há informações não oficiais que indicam que o seu patrão, em São Paulo, já tinha dado positivo para o Covid-19, e parece que ele não levou a sério.
O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Nordeste, Rogério Ribeiro Ramos, emitiu nota nas redes sociais confirmando o caso positivo de Adustina e reiterou o cumprimento das medidas de isolamento social. Vale informar também que o contaminado esteve em aglomerações no povoado Macambira, em Adustina, e teve contato com pessoas do município de Paripiranga e de Fátima. Tudo isso está sendo agora monitorado pelas autoridades da área da saúde dos três municípios. A secretária de Saúde de Fátima está pedindo para que quem teve contato com o paciente que procure a unidade de saúde e as equipes de vigilância. Enquanto isso, caminhoneiros irresponsáveis, amplificadores do discurso da gripezinha, afirmam que haverá paralisação da categoria na próxima terça-feira, o que não é verdade. Nenhuma entidade representativa dos caminhoneiros, até aqui, confirmou a notícia.