Revisão Eleitoral no TRE-BA
O processo de Revisão do Eleitorado Nº 0613603-48.2024.6.00.0000, que trata do pedido do PSD de Heliópolis para que se faça um recadastramento eleitoral no município, foi agora distribuído para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A decisão foi tomada pelo relator, ministro Maurício Kertzman Szporer. A informação era que o processo caberia decisão do ministro Nunes Marques, o que não aconteceu. O pedido foi protocolado pelo advogado da PSD de Heliópolis, Vinicius Andrade, em nome de Thiago Andrade Vieira, candidato do PSD, opositor do atual prefeito de Heliópolis, José Mendonça Dantas.
As eleições de Heliópolis foram marcadas por compras de voto e abuso de poder econômico. Estima-se que foram mais de 3 mil votos transferidos de outras localidades para o município. Fala-se que, somente do Bairro Operário de Ribeira do Pombal foram transferidos mais de 400 eleitores. Moradores de Fátima, Poço Verde, Raspador, Cícero Dantas e até de Banzaê tiveram seu domicílio eleitoral transferido para o município, muitos em troca de emprego e até mesmo dinheiro. Há vários depoimentos públicos nesse sentido, mas até agora não houve uma ação determinante da justiça para acabar com o problema. O processo foi transferido para o TRE-BA no último dia 4 de agosto. Não há data para a definição se haverá ou não revisão eleitoral.
Muito triste, assistir pessoas pensarem que estao agindo em benefício próprio, enquanto o mesmos que se vendem passam a ser vítimas e permanecem no esquecimento, sofrendo pelo descaso político crônico. A moeda contra a consciência!
É isso, Kátia. Obrigado.