Rui Costa autoriza construção de Policlínica em Ribeira do Pombal

Rui Costa e prefeitos da região celebram inicio da Policlínica do Semiárido Nordeste II (foto: Secom)

O governador Rui Costa assinou, na manhã desta sexta-feira (6), ordem de serviço que autoriza o início da construção da Policlínica Regional do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal. A nova unidade de saúde vai beneficiar a população de 16 cidades que integram o Consórcio de Saúde Nordeste II – COISAN, do qual fazem parte Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tucano.

De acordo com o governador, o investimento é de R$ 26 milhões. “Os recursos são para as obras de construção, equipamentos e para os ônibus com ar condicionado que farão o transporte da população dos municípios vizinhos para a unidade. O objetivo é fortalecer a atenção básica, porque entendemos que a melhor saúde pública é a que cuida da prevenção e do diagnóstico precoce, para que as pessoas possam descobrir um eventual problema de saúde com antecedência e realizar um tratamento rápido e de qualidade”, explicou.

Rui Costa ressaltou ainda que, até o primeiro semestre de 2021, já serão 25 policlínicas regionais em funcionamento no estado. “Hoje, temos 16 unidades funcionando, outras em construção e em breve iniciaremos a construção de mais seis. Até o ano que vem serão 25 policlínicas, um número recorde. Não tem outro estado brasileiro fazendo, neste momento, política de saúde tão audaciosa como esta, com tantos investimentos como estamos fazendo na Bahia. É um esforço gigantesco e com recursos 100% do Governo do Estado”.

A nova Policlínica será do tipo II, composta pelas Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, Apoio diagnóstico e Terapia (Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Eletroencefalograma),tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Outros investimentos na área da saúde em Ribeira do Pombal foram destacados durante o evento, como a reforma e ampliação do Hospital Geral Santa Tereza, onde estão aplicados R$ 7 milhões no aumento de leitos de UTI adulto e neonatal e uma unidade para partos.

Fontes: Blog do Joilson Costa/ SECOM BA.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta