Rui Costa suspende aulas por 30 dias e tenta deter Covid-19

Governador suspende aulas em todo o estado da Bahia por 30 dias (foto: A Tarde)

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quarta-feira (18) que publicará novo decreto com medidas mais restritivas para o combate ao novo coronavírus na Bahia, inclusive suspensão das aulas em todas as escolas públicas e privadas do estado por 30 dias. A informação foi dada pelo próprio governador em entrevista coletiva após vistoria no Hospital Espanhol, em Salvador, nesta quarta-feira. Além disso, Rui Costa disse que proibirá o acesso às quatro cidades que apresentam infectados, Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado, via transporte coletivo, ônibus ou vans, a partir da meia noite de quinta para sexta-feira. O último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), desta terça-feira (17) indica que a Bahia registra 14 casos confirmados de infecções pelo Covid-19 nos municípios citados.

Portanto, a partir de quinta, meia noite, ficará proibida a chegada de veículos nas cidades com casos da doença. Já na sexta (20), não será mais permitida a saída de transportes dessas cidades. A medida tem como objetivo evitar o trânsito de pessoas como forma de combater a proliferação do vírus. O governador declarou também que uma fiscalização conjunta com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária será feita para garantir o cumprimento do decreto. “As polícias vão agir e aqueles veículos que forem pegos fazendo transporte entre as cidades vão ser levados para o pátio do Detran ou para a quadra do quartel da PM”, disse Rui Costa ao portal Bahia Notícias. As autoridades de saúde da Bahia insistem em afirmar que nada disso funcionará se o cidadão não fizer a sua parte: Evitar aglomerações e só sair de casa para algo inevitável.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta