São Bentinho – Paraíba

Em mais um episódio da série BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea, hoje conheceremos um simpático município paraibano chamado São Bentinho, localizado na região geográfica de Pombal. São Bentinho faz limites com Cajazeirinhas, Catingueira, Condado e Pombal. Sua distância para João Pessoa é de 360 km. A área territorial de São Bentinho é de 199,635 km², abrigando uma população, no último censo de 2022, de 4.327 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 21,67 hab/km². O que se deve louvar é sua taxa de escolarização, na idade de 6 a 14 anos, que em 2022 chegou a 100%. São Bentinho tem uma população estimada para este ano de 4.490 pessoas.

A história de São Bentinho começa entre os sítios São Bento e Várzea Redonda. Era o ano de 1937, quando um dos habitantes do sítio Várzea Redonda, de nome Manoel José Pereira, conhecido como Mané Preto, resolveu construir uma casa para o seu irmão Sebastião José Pereira, conhecido por Basto Pereira. Seria este o fundador da cidade. Manoel escolheu um lugar deserto, sem vizinhos e sem a menor intenção de formar vila. Porém, com o decorrer dos anos, seus familiares e vizinhos, de sua antiga moradia, começaram a se agrupar naquela área.

Não demorou muito para a povoação se tornar um ambiente movimentado com a ida e vinda de pessoas das cidades vizinhas de Coremas, Condado, Pombal, entre outras. Então foi construída uma Capela em terreno doado por Francisco Felino dos Santos e a povoação recebeu o nome de São Bento. Foi convidado o padre Acácio Estrela Rolim para o lançamento da pedra fundamental e a inauguração do povoado. O nome inicial foi dado: Valerianópolis, em homenagem à Valeriano Pereira de Sousa. Porém, os habitantes não se agradaram com o nome, e novamente voltaram a chamar o povoado de São Bento.

A povoação crescia com a estrada, que mais tarde seria a BR 230. Os habitantes então, certa feita, reuniram-se e optaram que o padroeiro da cidade seria São Francisco de Assis em homenagem ao doador do terreno. A condição de distrito só ocorreu pela Lei Estadual n.º 5.165, de 09 de agosto de 1989, subordinado ao município de Pombal, ainda com o nome São Bento. A emancipação chegou com a Lei Estadual n.º 5.933, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal e constituído de um único distrito sede, com o nome de São Bento de Pombal. A instalação correu em 1º de janeiro de 1997. Uma nova Lei Estadual, de nº 63, datada de 10 de dezembro de 1997, muda o nome de São Bento de Pombal para São Bentinho. A Transamazônica passa no meio da cidade e virou a seu centro comercial e social. O povo de São Bentinho e a BR 230 se entrelaçam, formando algo bonito, vivo, elegante e inseparável.