São Domingos do Azeitão – Maranhão

Em mais um episódio da série BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea, Contraprosa chega ao município de São Domingos do Azeitão, no Maranhão, localizada entre Pastos Bons e São Raimundo das Mangabeiras. Sua área territorial é de 961,153 km² e registrou uma população no último censo de 2022 em 7.992 pessoas, permitindo uma densidade demográfica de 8,31 hab/km². São Domingos do Azeitão faz limites com os municípios de Benedito Leite, São Félix de Balsas, Mirador, Pastos Bons e Nova Iorque. Fica distante de São Luís por 610 kms e o IBGE estimou sua população para este ano de 2025 em 8.236 pessoas.

O município se formou a partir da ocupação de terras na região do Baixo Balsas, com raízes ligadas à agricultura, à religiosidade popular e à influência de municípios vizinhos como Benedito Leite e Pastos Bons. A região onde hoje está São Domingos do Azeitão era inicialmente ocupada por famílias que se dedicavam à agricultura de subsistência e à criação de animais. O solo fértil e a proximidade com o Rio Parnaíba favoreciam essa ocupação. O nome da povoação que surgia nasceu ao redor de uma capela dedicada a São Domingos de Gusmão, padroeiro local, um santo católico espanhol do século XIII, fundador da Ordem dos Pregadores. O nome Azeitão, embora não haja registro de cultivo de azeitonas na região, pode ter sido trazido por migrantes, talvez inspirado na vila portuguesa de Azeitão.
Antes de se tornar município, o povoado de São Domingos do Azeitão pertencia administrativamente a Benedito Leite. Com o tempo, o crescimento populacional e a organização local levaram à sua emancipação, oficialmente criado o distrito e município em 10 de novembro de 1994, por meio da Lei Estadual nº 6.140. As terras foram desmembradas dos municípios de Benedito Leite, Pastos Bons e Sucupira do Norte. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1997, com um único distrito sede. Apesar de formado por distrito único, São Domingos do Azeitão tem povoações prósperas como a do povoado de Santa Teresa, que também margeia a Transamazônica.

O destaque de São Domingos do Azeitão está na realização de suas festas comemorativas. As mais tradicionais e animadas incluem o Festejo de São Domingos de Gusmão, o padroeiro, o aniversário da cidade em 10 de novembro e celebrações juninas com danças folclóricas. O grande diferencial do município é o seu PIB per capita. Em 2021, quando os dados foram divulgados, São Domingos do Azeitão apresentava um Produto Interno Bruto per capita de R$ 43.036,91, valor que colocava na 7ª posição entre os 217 municípios do estado do Maranhão, fruto da presença do agronegócio.
