Sete pessoas intoxicadas por metanol
O metanol acrescido em bebidas também faz suas vítimas no Semiárido Nordeste II. Sete pessoas estão internadas no Hospital Regional Santa Teresa por suspeita da contaminação, confirmada pela prefeitura da cidade e pela Secretaria de saúde do Estado – Sesab. Um dos pacientes deve ser transferido para o Hospital Couto Maia, em Salvador, já que a gravidade é acentuada.
O primeiro caso foi de um jovem, internado no último fim de semana, depois de ingerir vodka em casa. No dia seguinte, o quadro se agravou, levando à internação em estado grave. Os outros seis pacientes teriam consumido a mesma bebida alcoólica durante uma festa de noivado. Os sintomas variam entre os pacientes, com alguns casos considerados mais severos pela equipe médica.
A bebida consumida nos dois episódios foi adquirida no mesmo estabelecimento comercial, o que levantou o alerta das autoridades de saúde e segurança pública, segundo informações do Portal Alerta, de Ribeira do Pombal. Três pacientes já tiveram vagas confirmadas em hospitais de Salvador e Santo Antônio de Jesus. O hospital informou ainda que o caso foi comunicado à Polícia Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Em nota oficial, divulgada no fim da noite de ontem (29), o Hospital Geral Santa Tereza, que recebeu os pacientes, informou que apura a hipótese de intoxicação por metanol, com base nos sintomas apresentados. A unidade também frisou que atua em conjunto com a Sesab para identificar a origem do problema. A pasta estadual informou que já disponibilizou o antídoto para intoxicação por metanol, com previsão de chegada ao município nas primeiras horas desta terça (30).
