Bahia

Trem ligará Salvador a Feira de Santana em 35 minutos

Mais um projeto está em curso que promete mudar a mobilidade urbana na Bahia. Não sem surpresa, a ideia olha para os grandes centros populacionais do estado. Trata-se do projeto da ferrovia entre Feira de Santana e Salvador, que está avançando com força e promete transformar a mobilidade na Bahia. Mas, como a ponte Salvador-Itaparica, trata-se de mais uma grande promessa.

Mas, verdade seja dita, a situação atual do projeto já tem a assinatura da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que aprovou recentemente a análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. Agora, tudo está nas mãos do Ministério dos Transportes, que decidirá se ele se enquadra na política nacional de transportes ferroviários e se poderá receber recursos públicos.

O projeto do trem que ligará Salvador a Feira de Santana tem extensão de cerca de 95 km de linha férrea e seus trens atingirão uma velocidade de até 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas. O tempo de viagem será de apenas 35 minutos e transportará até 85 mil passageiros por dia. O investimento está calculado na ordem de R$ 6,8 bilhões. No projeto, haverá 8 estações para passageiros, desde Salvador, estação Águas Claras, com integração ao metrô, VLT e nova rodoviária – Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana – com as estações Noide Cerqueira e Contorno. Também haverá 2 estações só para cargas.

Está claro que haverá melhoria significativa da mobilidade urbana, que ficará mais rápida, segura e eficiente. Entretanto, mais uma vez, o interior da Bahia fica distante dos grandes projetos. Não seria nenhum absurdo uma linha de trem entre Salvador e Juazeiro, outra seguindo para Luís Eduardo Magalhães, Correntina e Vitória da Conquista. Falta visão de futuro e descompromisso com a integração econômica e social do estado. Tudo caminha para concentrar recursos onde há concentração populacional, ao invés de distribuir recursos para integrar melhor.  

2 comentários sobre “Trem ligará Salvador a Feira de Santana em 35 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *