Três trechos da BA 084 em licitação: Raspador, Sítio do Quinto e Gasparino
Já foi publicado no Diário Oficial os avisos de licitações da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, correspondente a três trechos. O primeiro corresponde aos quase 28 kms entre Ribeira do Amparo e o povoado Raspador, Concorrência Eletrônica n° 0014/2025, que está na cota de adesão da prefeita Tetti Brito ao governador Jerônimo. Como Contraprosa adiantou, para limpar o mal estar deixado pelo governador anterior, a obra teria que iniciar de forma rápida para estar pronta antes das eleições.

A segunda licitação corresponde a dois trechos também na BA 084. O primeiro é de Sítio do Quinto ao povoado Tingui, com 12 kms. O segundo será do povoado Gasparino até Coronel João Sá, com extensão em torno dos 14 kms. Como as obras não são planejadas com foco no desenvolvimento da região, mas com objetivos políticos, os 12 kms entre o povoado Gasparino e o povoado Tingui não foram objeto de licitação. Talvez seja uma promessa para a próxima eleição, afinal, o povo pode ficar mal acostumado.

Mas é só a primeira etapa. A obra ainda demorará a iniciar. O trecho maior é o de Ribeira do Amparo a Raspador e deve demorar cerca de 10 meses para sua conclusão. Se começar em fevereiro de 2026, ficará pouca coisa a fazer depois da eleição e correrá risco de virar uma terceira promessa, com direito a pedir música no Fantástico. Se a empresa vencedora for uma de grande porte, poderá fazer toda obra em menos de 6 meses. Aguardemos.
