Poucas & Boas

Poucas & Boas nº 127: Um 2028 que parece distante

Flávio Dino e Serrinha

Rafaela e Lorena.

Se as filhas de Pedro Lima da Silva, Rafaela e Lorena, seguirem o mesmo caminho tomado pela família do ministro Flávio Dino, o prefeito de Serrinha ficará em maus lençóis. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta sexta-feira (10) ter vencido em definitivo uma ação judicial movida por sua família contra o Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após a morte de seu filho Marcelo Dino, aos 13 anos, em 2012. Depois de 13 anos, o hospital pagará uma indenização de R$ 1,2 milhão. Até mesmo em Brasília, como disse o ministro, os hospitais investem mais em granitos, vidros espelhados e belos prédios, do que na qualificação profissional e respeito aos pacientes. Que Rafaela e Lorena não desistam da luta. O Hospital Municipal de Serrinha precisa melhorar muito porque o povo de Serrinha merece.

Binho Galinha preso

Deputado Binho Galinha continuará preso.

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) decidiu, em sessão extraordinária, manter a prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD). Foram 34 votos favoráveis à manutenção da medida, 18 contrários e uma abstenção. Dos 63 parlamentares, 53 participaram da reunião. Com o resultado, a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), determinou a publicação da decisão no Diário Oficial do Legislativo e o encaminhamento de ciência ao Poder Judiciário. Ainda bem.

Rui Costa X ACM Neto

Acam Neto e Rui Costa.

Parece que o ministro Rui Costa não está disposto a perder a próxima eleição. Vendo o atual governador sem sair do lugar nas pesquisas, resolveu polemizar com ACM Neto, líder das intenções de voto até aqui. Rui chamou o adversário para um debate. ACM Neto respondeu nesta sexta-feira (10) e afirmou aceitar o convite. Neto aproveitou a oportunidade para cobrar explicações sobre o caso dos respiradores que não chegaram à Bahia durante a pandemia da Covid-19. A fala foi feita em entrevista à rádio Andaiá FM. Mas há algo por trás desta ação: será que Rui Costa não deseja disputar o cargo de governador e está antecipando a polarização?

Lula lidera

Está difícil se livrar do PT. Se na Bahia o partido patina, a nível nacional a coisa está caminhando para efetivar o 4º mandato de Lula. O petista segue na liderança da corrida para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários e ainda amplia a vantagem sobre o candidato preferido do setor financeiro da Avenida Faria Lima, em São Paulo, na disputa: o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A desgraça do país é que o governo Lula tem como principal adversário o bolsonarismo e satélites. Falta espaço para um novo modelo de gestão. Como não existe nada pior que as ideias desta suposta direita extremista, o Brasil se equilibra entre o péssimo e o menos ruim.

Estrada de Fátima

BA 084 no entrocamento com o BA 393. (Foto: Landisvalth Lima)

Realmente, desta vez, parece não ser Ordem de Serviço falsa ou malandra. O asfaltamento da BA 084, que liga a cidade de Fátima até a BA 393 em Heliópolis, foi iniciado. O processo de limpeza e o início da terraplanagem começaram nesta semana. Se os 10 meses indicados forem cumpridos, o governador Jerônimo Rodrigues deve inaugurar as duas rodovias em julho de 2026. Vai combinar certinho. As obras da BA 393 seguem a passos de cágado e devem ser concluídas entre maio e junho de 2026. O governador conta com a generosidade do povo, além da nossa capacidade de esquecer a dor assim que colocamos o sorvete na boca num dia de sol a pino.

Heliópolis em 2028

Prefeitos eleitos em 2028 não terão direito à reeleição e seus mandatos serão de 5 anos. Uma proposta tramita no Senado e precisa ser aprovada em plenário para entrar em vigor, já que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou em maio de 2025 uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Essa PEC também propõe aumentar o tempo de mandato para cinco anos e unificar as datas das eleições municipais e nacionais. Se tudo for aprovado como está, Heliópolis já estará livre da reeleição, a menos que tenha sua eleição anulada ou Thiago Andrade venha a ser declarado prefeito. De qualquer forma, é um problema a menos. Só restará, então, a revisão eleitoral. Sem ela, só haverá candidata única.

2028 hoje

Simone Andrade, de roupa toda clara, num ato de fé ao lado do prefeito Mendonça. (Foto: Instagram)

Apesar de ainda distante, e com processos na justiça que podem mudar toda uma realidade, a eleição de 2028 não sai da cabeça de alguns vereadores. Um deles disse que chegou sua hora e vai colocar seu nome para ser o candidato do grupo. De longe já se percebe dois nomes na disputa, porque Thiago Andrade, que disputou as duas últimas eleições pela oposição, não jogou a toalha ainda. Há também a candidatura quase certa da vice-prefeita Simone Andrade, que está sempre presente até em aniversário da dona Baratinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *