Uruçuí – Piauí

Um Lugar no Sertão vai hoje até o estado do Piauí para conhecermos o município de Uruçuí, encravada na divisa do Piauí com o Maranhão, às margens do rio Parnaíba. Sua área territorial é de 8.413 km², o que o torna o maior município do estado do Piauí. A população de Uruçuí, no censo de 2022, chegou a 25.203 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 3 habitantes por quilômetro quadrado. O município faz limites com Benedito Leite, no Maranhão – Antônio Almeida, Palmeira do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Sebastião Leal, Manoel Emídio, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. A distância para Teresina é de 453 kms e sua população estimada para 2024 foi de 26.501 pessoas.

A origem da história da formação de Uruçuí remonta ao século XVIII, por volta de 1750, quando houve ofensivas contra tribos indígenas dos Timbiras e Acroás, que habitavam a região. O nome do lugar vem do extenso vale do rio Uruçui, que deságua no rio Parnaíba. Com a chegada de lavradores, não tardou que se desenvolvesse um criatório de gado, por ser as terras muito boas para tal fim. O nome Uruçuí vem do tupi-guarani: uruçu – abelha grande + í – que é água, simbolizando a abundância de mel e água na região. A povoação inicial foi chamada de Nova Vila e, com o crescimento da navegação fluvial e do comércio, foi elevada a distrito e a município pela Lei nº 290 de 23 de junho de 1902, sendo instalada oficialmente em 7 de setembro de 1902.

No início, Uruçuí foi um importante entreposto fluvial entre Parnaíba, Teresina, Floriano e São Félix de Balsas (MA). Esta boa localização permitiu que, em 1925, o município fosse porta de entrada da Coluna Prestes no Piauí. Com um vasto território, que inclusive já abrigou o município de Ribeiro Gonçalves, Uruçuí tem mais de 80% de sua população vivendo na zona urbana. A explicação é muito simples: sua região é hoje um polo do agronegócio do Matopiba. O PIB per capita beira os 130 mil reais. É 7º maior PIB entre os municípios do agronegócio e o 3º geral do Piauí. Uruçuí se destaca na forte produção agrícola de soja, milho, algodão e sorgo. É conhecida como a Capital dos Cerrados. Possui boa infraestrutura como aeroporto, escolas modernas, unidades de saúde e complexo esportivo.

Apesar de tanta riqueza, a renda é concentrada e o IDH e de 0,631 – considerado médio. Sua taxa de escolarização (de 6 a 14 anos) é de 98,14% e a pontuação média no Enem é de apenas 317 pontos. No aspecto cultural, Uruçuí tem sua festa tradicional em honra ao padroeiro São Sebastião. Seu povo tem forte identidade comunitária e religiosa. O comércio de Uruçuí é bem desenvolvido, graças ao fato de o município estar entre os 50 maiores produtores de grãos do Brasil. A região agrícola onde está Uruçuí representa mais de 60% da produção agropecuária do estado do Piauí. É uma cidade extraordinária para se visitar e fazer bons negócios.