Vereadores já podem mudar de partido

Começou nesta quinta-feira (05) a janela partidária que permite aos vereadores a mudança de partido. O candidato que quer concorrer às eleições municipais de 2020, seja como candidato à reeleição ou para o cargo de vice-prefeito ou prefeito, pode fazer a mudança de partido sem ser punido. O prazo vai até dia 3 de abril deste ano, exatamente seis meses antes das eleições de 4 de outubro, em 1º turno. Mudança fora do prazo deve ser encarada como infidelidade partidária e levar à perda do cargo.

Só para lembrar, os partidos podem começar a promover convenções internas para escolha de seus candidatos em julho. A Justiça Eleitoral vai receber os registros das candidaturas até 15 de agosto. Fica permitida a propaganda eleitoral, nas ruas e na internet, de 16 de agosto a 3 de outubro, dia anterior ao 1º turno. Depois do pleito eleitoral, com a apuração dos resultados, os eleitos devem ser diplomados até 19 de dezembro.

A Câmara Municipal de Heliópolis deve sofrer grande modificação na sua composição partidária. O PSD deve receber o reforço de 5 vereadores. Até aqui, fala-se que o líder das pesquisas Thiago Andrade deve concorrer pelo PSD. O vereador Ronaldo Santana vai para o PDT e será provavelmente o candidato a vice-prefeito de Thiago Andrade. O ex-vereador José Mendonça Dantas, pré-candidato a prefeito opositor, deve trocar o PCdoB pelo Partido Liberal, antigo PR, e é provável que os candidatos a vereadores da oposição disputem o pleito pelo Partido dos Trabalhadores – PT, PCdoB, PP ou PL. 

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta