Um Lugar no Sertão

Queimada Nova – Piauí

Centro da cidade de Queimada Nova, no Piauí. (Foto: Landisvalth Lima)

Neste mais novo episódio de Um Lugar no Sertão, Contraprosa chega ao município de Queimada Nova, localizado no sudeste do Piauí, na tríplice divisa entre os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. Queimada Nova é servida pelas rodovias PI-475, que confere acesso à BR-407, e PI-459, que liga a sede a Paulistana e Lagoa do Barro do Piauí. A área do município é de 1.283,369 km², onde vive uma população de 8.738 pessoas, segundo o censo de 2022, o que permite uma densidade demográfica de 6,81 hab/km². Queimada Nova tem limites com os municípios de Acauã, Lagoa do Barro do Piauí, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí — todos no Piauí, Afrânio, em Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia. A distância até Teresina é de 522 km e o IBGE estimou sua população para este ano de 2026 em 8.958 pessoas.

A tranquilidade é marca de Queimada Nova. (Foto: Landisvalth Lima)

O nome Queimada Nova está ligado à prática tradicional de queimadas controladas da vegetação, comuns no sertão nordestino, para renovar o solo e preparar áreas de cultivo. Essa prática agrícola acabou se tornando referência para a identidade da localidade. Antes de chegar por aqui o colonizador, os índios da nação Cariri povoavam o lugar, ligados à Serra Grande — ou Serra Dois Irmãos. Esses grupos seminômades adaptaram-se ao bioma da caatinga, utilizando fontes de água, abrigos rochosos e coleta de recursos naturais. A expansão colonial e a pecuária vindas da Bahia provocaram deslocamentos e conflitos, com parte dos indígenas sendo integrados às famílias de colonos ou refugiando-se em áreas serranas.

A cidade tem sua rádio educativa. (Foto: Landisvalth LIma)

Com a chegada dos fazendeiros, Queimada Nova começou como um povoado pertencente ao município de Paulistana e, com o passar do tempo, foi se desenvolvendo até conquistar autonomia administrativa, que chegou bem mais tarde. Queimada Nova foi elevada à categoria de município e distrito com a denominação atual, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da Constituição Estadual do Piauí, em 29 de abril de 1992, alterado pela Lei Estadual nº 4728, de 26 de dezembro de 1994, desmembrado do município de Paulistana. A alteração aconteceu já com o município devidamente instalado, o que ocorreu em 1.º de janeiro de 1993, com um único distrito-sede. Quem nasce em Queimada Nova é queimada novense.

Clique na imagem para assistir ao documentário no YouTube.

Queimada Nova é sede do maior complexo eólico em operação na América do Sul, o complexo da Lagoa dos Ventos, que também abrange áreas dos municípios de Lagoa do Barro do Piauí e Dom Inocêncio. Sua economia é baseada na agricultura familiar, criação de caprinos e ovinos, além da apicultura. Os serviços públicos e o comércio local suprem suas necessidades básicas. A presença de parques eólicos e usinas solares tem impulsionado o crescimento local e o Produto Interno Bruto do município. Queimada Nova preserva tradições religiosas, festas populares e eventos culturais que celebram a vida no sertão e fortalecem o senso de comunidade. O lazer da cidade está fortemente ligado às festas populares e religiosas, como as festas juninas, as comemorações do aniversário do município e a festa da padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus, celebrada com grande devoção todos os anos no início de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *